domingo, 21 de dezembro de 2014

Insatisfação ilusória

Olá amiguinhos deste belo planeta e desta bela época na ainda curtíssima história humana.
Próximos das festas, o clima é de reflexão, fraternidade e união. Então, ao som climático dos sensacionais e "very quiet" Hammock e Stars of the Lid, gostaria de mergulhar um pouco nas profundezas das coisas tranquilas, simples e sem importância.

Dizem os entendidos, pelo menos alguns deles (são muitos!!), que o ser humano é intrínseca, completa e inexoravelmente insatisfeito.
Sim amiguinhos, pasmem, somos insatisfeitos, ou seja, nunca estamos plenamente satisfeitos.
Ou talvez seja melhor dizer que nossa insatisfação está muito mais conosco, dentro de nós no dia-a-dia do que a sensação de satisfação.
Dizem, alguns daqueles especialistas, que assim que "pomos os pés neste mundo", que tomamos nossa primeira respiração, assim que, afinal, saímos do útero de nossa santa mãe, nos tornamos este ser plenamente insatisfeito.

Claro, há discordâncias, divergências, diferenças de opinião e até gritos nervosos e raivosos contra esse tipo de hipótese. No entanto, como dizem, contra fatos não há argumentos.
Pelo menos enquanto não entendemos exatamente o significado daqueles fatos. Bom, de fato, isso nunca acontece. Jamais sabemos exatamente alguma ou qualquer coisa. 
Então o que nos resta são os fatos observáveis, nossas reflexões, nosso raciocínio lógico, nossas intuições e, finalmente nossas conclusões ou hipóteses que tentam explicar aquele comportamento natural, aquele evento observado ou experimentado.
E ai está amiguinhos, a não ser em alguns momentos fugazes, em alguns átimos temporais, em alguns vislumbres passageiros pelo canto dos olhos, nós, seres humanos comuns, ordinários, estamos sempre insatisfeitos, buscando nossa "eventual" satisfação num possível e futuro evento já imaginável.

Isso aconteceria, segundo "alguns" de nossos especialistas atuais, devido ao fato de estarmos sempre buscando aquela plenitude de conforto e segurança somente obtida no útero. Para mim faz muito sentido. Também faz muito sentido perceber que aquela plenitude não pode ser resgatada ou realizada novamente. É impossível.

No entanto ficamos buscando-a eternamente. Primeiro nos pais (na mãe principalmente), no lar, no berço, no seio, no carinho, nos amigos, nos relacionamentos amorosos, nas grandes façanhas, nos ideais, no trabalho, na religião, etc.
Nunca será pleno, nunca durará por mais tempo do que gostaríamos. Nunca. Assim que provamos o doce, já outro queremos. Da mesma forma a paixão, o orgasmo, o júbilo, o êxtase.

Tudo passa, tudo é impermanente. Alguns especialistas (esses mais antigos) dizem que a lição da impermanência e da insuficiência das coisas em nos fazer plenamente felizes e satisfeitos é uma das nossas maiores e mais importantes lições.
Que passaremos a vida toda tentando aprendê-la, compreende-la e incorporá-la completamente.

E eles dizem mais amiguinhos. Eles dizem que o segredo, a solução final, "o cair da ficha" está no momento presente, em sua vivencia plena. E que não há nada além disso, nada além da intensidade e da riqueza do momento presente. Vivê-lo plenamente significa sentir-se satisfeito e em paz.
Viver todos os momentos dessa forma, significa estar completamente satisfeito para sempre.

Mas, mais uma vez a grande (ou pequena) sabedoria popular nos diz que "falar é muito mais fácil do que fazer"!!
Então o que fica disso tudo, que é realmente importante e que pode nos levar adiante rumo ao deleite final de nossa jornada.

Bom, obviamente tenho que recorrer aos "nossos universitários e especialistas". Eles dizem coisas como:
Prestem atenção nos sentimentos, nos pensamentos em cada momento, mas não se julguem, nem caiam na ilusão da vítima ou do algoz.
Estejam sempre conscientes e no amor.
Tenham paciência e nenhuma expectativa, nenhuma ansiedade.
Disciplina, persistência e fé no caminho.
Quando perceberem que saíram do "trilho", voltem sem críticas, sem julgamentos e aceitem.
Treinem a Mente e o Coração.

Bom, bom, bom amiguinhos agora que já sabemos o que fazer (segundo Eles), só nos resta refletir na questão, encará-la de frente, e perguntarmo-nos se estamos satisfeitos do jeito que estamos ou não!
Será que queremos fazer alguma coisa para mudar nossa situação atual, nossa condição de vida interior, miserável ou robótica!?
Pensemos a respeito. Estejamos conosco bem lá no fundo, buscando nossa resposta, porque não existe ninguém mais por nós a não ser nós mesmos.

Queridos amigos, paro por aqui por que não sou bobo (pelo menos eu acho!) e sei que o silêncio é o mais importante muitas vezes.
Paz, amor e Luz na Consciência sempre.



Nenhum comentário: