quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Como e porque as coisas funcionam!!

21:04, 13 de dezembro de 2007

Alvorecer ou anoitecer!?


"Outside Silence" de R.Guthrie e H.Budd, ambient music

Conversando com a Eneida outro dia, durante um almoço gostoso no Aulus, surgiu a questão do por quê que certos relacionamentos davam certo por um longo período enquanto, talvez, a grande maioria não!
Não houve tempo nem capacidade para uma conclusão, é claro. Mas aquilo suscitou algumas reflexões em mim.
Eu e meus amigos engenheiros sabemos como e porque certas coisas tecnológicas funcionam. Treinamos muitos anos para isso. Conhecemos alguns princípios básicos que fundamentam seu funcionamento.
Isso nos trouxe uma confiança, principalmente depois de muitos anos de erros e acertos, que nos permite até fazer algumas previsões de futuros prováveis e limites tecnológicos.
Mesmo assim, estamos longe de dominar a questão de maneira abrangente. Temos que nos limitar a algumas áreas de conhecimento.
Os engenheiros mais competentes conseguem ter visões mais abrangentes e ter conhecimentos mais aprofundados sobre vários tipos de tecnologia.
Esse é o conhecimento das ciências exatas.

Nos relacionamentos humanos, as coisas são bem mais complexas. As duas ou mais pessoas são diferentes entre si em vários aspectos. Seja o modo de enfrentar as dificuldades, a maneira de olhar para a vida, o modo de demonstrar e receber afeto. São muitas as variáveis, os campos e as características pessoais que podem ser diferentes.
E as pessoas têm muita dificuldade em saber quem realmente são e, também, quem são seus pares. Então como é que podem dar certo, como é que podem funcionar os relacionamentos humanos??

A resposta deve passar pelas capacidades que o ser humano tem e que o resto da natureza não tem, ou que pelo menos, pensa-se assim.
Ao meu ver, o ser humano tem algumas características que tornam possível se relacionar com a natureza externa e interna a si mesmo.
Ele é capaz de ser empático e sentir o que o outro está sentindo. Isto lhe dá uma grande ferramenta para identificar as carências do seus próximos.
Ele é capaz de ser tolerante, compreensivo e de dar a sua total atenção a quem lhe solicita.
Ele é capaz de ser terno, gentil, afetuoso e solícito aos outros e, assim, promover uma convivência suave, pacífica, feliz e positiva.
Ele é capaz de sentir emoções suaves e profundas que o aproximam dos outros e fazem com que esses, por sua vez, percebam esses sentimentos e possam retribui-los provocando uma reação em cadeia muito poderosa.
Todas essas características e muitas outras estão à disposição dos seres humanos para que eles possam se ajudar, se relacionar, se amar, enfim conviver.

Assim, é compreensível que alguns relacionamentos dêem certo. Poderia até se esperar que muitos fossem bem sucedidos.
No entanto, não é bem o que acontece. O que acontece, possivelmente, é que, infelizmente, o ser humano também é capaz de se deixar dominar por seus mêdos e desejos e isso acaba criando uma dependência grande dessa "adrenalina" que sempre quer ser satisfeita, seja pelo prazer, seja pelo terror.
Um véu, como muitos já o disseram, parece ser criado na mente humana e este faz com que o homem passe a ser quase incapaz de sentir ou de entrar em contacto com suas características mais positivas.
É preciso retirar esse véu! Voltar a exercitar os sentimentos mais suaves, pacíficos e amorosos. Isso significa romper com as algemas dos prazeres, dos mêdos, da violência, da competitividade, da busca do poder e do egoísmo desenfreados.

Mas isso tem que ser conquistado de dentro para fora. Buscando o caminho do meio como uma natureza interior.

Será que vamos conseguir!?
Sim, com certeza. Só precisamos de um tempinho!!

O que vc disse!!?

abraços e bjs frá e ternos,

Nenhum comentário: